Ricardo Azevedo
A vontade comunicativa do imaginado, o gosto delicado pela arte e, nomeadamente, pela comunicação por meio do desenho, motivou, Ricardo Azevedo, desde cedo a seguir o caminho da arquitetura. Neste sentido frequentou o Curso de Arquitetura na Universidade do Porto (FAUP).
Na FAUP, cresceu e aprendeu, pelo contacto directo com Mestres da Arquitectura Portuguesa. Ainda estudante trabalhou no gabinete do arquiteto Francisco Barata ao mesmo tempo desenvolvia a Dissertação de Licenciatura, que o levou a terminar o curso em 2000.
Por não resistir à vontade de partilha dos seus conhecimentos e em simultâneo ao desenvolvimento de projetos decide leccionar de 2001 a 2013, na Escola Superior Artística do Porto (ESAP).
Em 2002, propõem-se a entrar numa aventura, conhecida até aos dias de hoje, ao criar a empresa Ricardo Azevedo Arquiteto (RAA).
Prémios
Prémio Pedro Branco
-
Prémio de mérito Dr. Aguiar Branco
-
2º Lugar no Prémio de Reabilitação Urbana 2016
Hostel Bluesock
Prémio Architecture Masterprize
Casa de Lavra
Prémio Archdaily
Casa de Lavra
Prémio Rotary Club do Porto Douro
-
1º Lugar no Concurso para o Edifício Sede da OTOC, Porto
com Nuno Bessa
1º Lugar no Concurso para a Maior Torre do Paraguai, Paraguai
com Nuno Bessa
PME Líder
Prémio Luxury Lifestyle Awards
Ocean's Twelve
Equipa RAA
Atelier RAA
O desenvolvimento de uma linguagem própria é reconhecida pelo amadurecimento de ideias e conceitos, desenvolve projetos que são caracterizados pelo seu traço distinto. Através da forma e do desenho é possível reconhecer um modo singular de ver e sentir a arquitetura. Uma arquitetura que pretende comunicar por si só, que pretende ser a alma de quem a habita, mas em que os traços da mão que a desenham não passam despercebidos. Trata-se de um modo próprio de comunicação do imaginado, que pretende ser partilhado, sentido e vivido por quem habita, por quem o contempla, por quem não resiste e se deixa conduzir na ‘coreografia’ que é a arquitetura.