Igreja de Santo Adrião

O presente projeto incide sobre a recuperação da Igreja de Santo Adrião, consistindo, ainda, na construção de um novo edifício para Sacristia, Capela Mortuária e sanitários de apoio. Através da demolição de alguns elementos pretendia-se restituir à Igreja primitiva a sua dignidade e forma original. O novo edifício articula-se com a Igreja e a Torre de modo a valorizar os momentos de entrada e recuperar o conceito de claustro. No centro do claustro foi desenvolvido um espelho de água que potencia o encontro entre o céu e a terra.

No interior da Igreja, renovou-se os materiais e reconstruiu-se o Coro-Alto, devolvendo a simplicidade, serenidade e verticalidade ao espaço de modo a valorizar os elementos mais importantes.

O novo volume, revestido a aço corten, mostra-se um elemento independente da Igreja e recebe a Sacristia, a Capela Mortuária e os sanitários de apoio. A sacristia relaciona-se com o presbitério da Igreja através de uma ligação em vidro que constitui o único ponto de contacto entre as construções. As coberturas aproximam-se mas não tocam no corpo da igreja. Como resultado da composição houve interesse em manter a verticalidade que a Torre oferece à composição.

Localização

Vizela

Ano de conclusão

2009