Reconstruiu-se, alterou-se e ampliou-se dois edifícios com características relevantes e que refletem a Ribeira do Porto. Nesta intervenção, destinada a um Estabelecimento de Alojamento Local, optou-se por manter as fachadas e cobertura pré-existentes, substituindo apenas os elementos degradados, aliando-os a uma nova solução, que integra uma ampliação no piso superior que faz o aproveitamento do vão do telhado existente.
O conjunto é constituído por dois edifícios que têm identidades distintas a nível de fachadas e de coberturas, havendo diferenças de nível entre os respectivos pisos, estas diferenças de cota foram compatibilizadas através de patamares intermédios numa das caixas de escada existentes, tornando este elemento central agregador de todo o projeto.
Os elementos existentes e passíveis de manter foram integrados no projeto, fazendo especial destaque aos pavimentos e estruturas de madeira, que, apenas receberam, complementos técnicos de modo a adaptar à regulamentação.
A zona ampliada e recuada em relação à fachada principal nos pisos superiores toma a materialidade que se aproxima das construções leves típicas na cidade do Porto. Revestimentas com chapa de aço corten ondulada, de modo a obter as tonalidades que são características destas construções quando envelhecidas.
Porto
2016